.
 
InícioRegistrar-seConectar-seSite
Parceiros
Pet's Rolesilva
Parceiros
Guassa
Parceiros
Artesanato do futuro
Facebook cBRaves
Facebook cBRaves

Compartilhe | 
 

 dicas para iniciantes com canarios

Ir em baixo 
AutorMensagem
luciana martins
Saindo do Ninho
Saindo do Ninho
avatar

Mensagens : 51
Data de inscrição : 11/12/2011
Idade : 41
Localização : rio de janeiro

MensagemAssunto: dicas para iniciantes com canarios   Dom 06 Maio 2012, 11:16 am

Bom não sei se ajuda alguém, mas achei que facilitaria para quem está começando a criar canários. Eu me esforço para fazer o melhor pelos meus bichinhos e creio que aqui todos compartilham da mesma idéia. Tentei fazer um resumo das informações mais básicas, mas achei uma apostila legal com várias dicas, não sei se já conhecem , mas segue o link, [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] Caso alguém com mais experiência não concordar com algum item , favor me corrijam, pois serve para aprendizado de vários iniciantes.

Alpiste : Como já sabemos o alpiste é a principal semente usada na dieta do canário, deve entrar na mistura com, pelo menos, 60% do total. Sua composição é rica em proteínas, hidrato de carbono, lipídios, vitaminas B1 e E, etc. Os hidratos de carbono produzem calorias, mantendo a saúde da ave, facilitando a digestão
Aveia : É um excelente provedor de energia, muito rico em amido, e especialmente rico em lisina e cistina, dois dos principais aminoácidos essenciais. Deve ser utilizada no balanceamento da mistura como o principal provedor de Carboidratos exercendo ação benéfica sobre o aparelho digestivo, semelhante ao grão de trigo e arroz com casca. O risco desta semente é a alta manifestação de fungos e outras formas de vida indesejáveis, que podem causar sérios danos à saúde dos pássaros
Colza : Uma semente rica em proteínas, ótima para o desenvolvimento da glândula tireóide, músculos, penas, vísceras, tendões, possui ainda hidrato de carbono, vitaminas, uma semente oleosa e gordurosa, semente de cor escura, em forma de esfera.
Níger : Uma semente muito apreciada pelo nossos pássaros, tem elevado teor de Proteínas e Gorduras, como a colza esta também é uma semente escura e comprida, é recomendada mais na época de criação mas podendo ser fornecida o ano todo, também possui bastante óleo, sendo um bom fortificante das matérias corantes dos canários.
Linhaça : Também é bastante oleosa, rica em proteínas, é recomendada ser fornecida as aves na época de muda de pena, pois acentua o brilho das penas.
Nabão : É utilizado também nos canários de canto, uma semente macia, é bem oleosa, rica em gordura e hidrato de carbono.
Perila Branca : Esta semente é muito importante a alimentação de pássaros granívoros, por ser rica em óleos Omega 3 e 6. Estes são importantes na promoção de um canto melodioso e plumagem exuberante. Auxilia a muda de penas e é promotor da fertilidade. Sua ação anti-inflamatória torna o produto um excelente protetor contra danos nas mucosas, principalmente dos intestinos. Os óleos que compoem a semente conferem brilho e elasticidade às penas contendo substâncias que permitem revigorar, recuperar a saúde e também capacidade nutritiva notável. Atua de forma eficaz no bom funcionamento do aparelho digestivo das aves. Não administar em excesso.

VEGETAIS:
Chicória : Constitui uma importante fonte de vitamina A, complexo B, C e D e de sais minerais como o ferro.
Jiló : Alimento rico em Vitamina A, B, C, Cálcio, Fósforo, Ferro.
Maçã : Alto valor em Vitaminas do Complexo B, C e E, Potássio e Fibras. Possui ação benéfica e protetora em toda a mucosa digestiva.
Banana : Rica em açúcar e sais minerais como cálcio, fósforo, ferro e potássio. É também fonte de fibras e das vitaminas A, B1, B2 e C.

GRIT:
Auxilia no melhor desenvolvimento ósseo e facilita a digestão.

FARINHADA:
As farinhadas são um importante componente do manejo alimentar. Além de possibilitarem um melhor equilíbrio da dieta, permitem a inclusão de vários complementos como prebióticos, probióticos, suplementos vitamínicos, remédios, vermífugos, premix, aminoácidos etc.. As industrializadas que contêm ovo em sua composição têm a vantagem de não ser necessário o oferecimento desse alimento " in natura " pois deteriora com facilidade .

OVOS:
Alimento protéico com alto valor nutricional. Possuindo vitaminas essenciais e minerais, proteí­nas de alta qualidade, gorduras e antioxidantes. Rico em vitaminas A, D, E, K, Vitaminas do complexo B, Cálcio e Ferro. Se ofericido cozido, deve-se retirar as sobras ao finaldo dia pois deterioram com facilidade. Deverão ser cozidos por 20 minutos para que se livrem totalmente depossíveis bactérias. As cascas serão de grande valia para o fornecimento de cálciopara os pássaros. Cortá-los ao meio com casca e tudo.

VERMIFUGAÇÃO:
Alguns criadores indicam a cada 3 meses, outros a cada 6 meses e ainda há uns que o fazem 30 dias antes do acasalamento e depois a cada 60 dias.
Voltar ao Topo Ir em baixo
nariella
Ensinando os Filhotes a Voar
Ensinando os Filhotes a Voar
avatar

Mensagens : 5615
Data de inscrição : 15/10/2010
Idade : 36
Localização : alegrete rs

MensagemAssunto: Re: dicas para iniciantes com canarios   Dom 06 Maio 2012, 1:36 pm

obrigado por compratilhar conosco luciana essas postagens sao muito uteis
Voltar ao Topo Ir em baixo
Wallace Rezende
Botando Ovos
Botando Ovos
avatar

Mensagens : 1033
Data de inscrição : 21/11/2011
Idade : 21
Localização : Aracaju

MensagemAssunto: Re: dicas para iniciantes com canarios   Dom 06 Maio 2012, 3:07 pm

Opa, ótima postagem, obrigado, esclareceu muita coisa =D
Abrçs
Voltar ao Topo Ir em baixo
rolesilva
Botando Ovos
Botando Ovos
avatar

Mensagens : 1024
Data de inscrição : 14/10/2010
Idade : 39
Localização : Esteio - RS

MensagemAssunto: Re: dicas para iniciantes com canarios   Dom 06 Maio 2012, 3:13 pm

Ótima postagem, parabéns e continue assim.

________________________
Rolesilva
"Nós seres humanos, estamos na natureza para auxiliar o progresso dos animais, na mesma proporção que os anjos estão para nos auxiliar. Portanto quem chuta ou maltrata um animal é alguém que não aprendeu a amar" Chico Xavier...

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Obrigado a todos por participarem da Comunidade!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://rolesilvas.blogspot.com/
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: dicas para iniciantes com canarios   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
dicas para iniciantes com canarios
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Cbraves :: Criador Júnior-
Ir para: