.
 
InícioRegistrar-seConectar-seSite
Parceiros
Pet's Rolesilva
Parceiros
Guassa
Parceiros
Artesanato do futuro
Facebook cBRaves
Facebook cBRaves

Compartilhe | 
 

 Canarios Belgas

Ir em baixo 
AutorMensagem
Igor Costa
Iniciante
Iniciante


Mensagens : 8
Data de inscrição : 18/06/2011
Idade : 21
Localização : Canavieiras - Bahia

MensagemAssunto: Canarios Belgas    Sab 18 Jun 2011, 8:40 am

[b]Olá Amigos , Tenho 14 Anos E Crio Canarios Belga a 3 Anos . Alguns de Vocs Podem Achar que naum tenho experiencia , mas posso ter mas que vocs , entaum Criei esse Topico para aqueles que estao começando agora com esse Tipo de Ave. Muito Obrigado e Abrç. Wink

#
Gaiolas : A escolha das gaiolas é fundamental para iniciar a criação. A gaiola ideal para a criação de canários deve possuir dimensões aproximadas de 60x40x30 cm, pois tem um espaço razoavel ao casal e sua cria, fora da estação de reprodução vai servir de voadeira. Devem ser retangulares, de arame galvanizado com grade divisória removível e suportes externos para bebedouros e comedouros todas tem que ser iguais ( padronizadas ) para facilitar o manuseio, com uma grade de piso antes da bandeja, isso para evitar o contato das aves com suas fezes. Cada gaiola exige uma série de utensílios, com poleiros, comedouros tipo meia-lua, bebedouros e banheiras. Estes devem ser, na medida do possível, padronizados ( também ), o que dá à criação um aspecto de capricho por parte do criador.

#
Acessórios e Utensílios : Com relação aos poleiros, sua espessura deve ser suficiente para que o pássaro os agarre sem ficar com os dedos muito abertos, nem encontrando um com o outro por baixo dos mesmos. Eles devem ser retirados e lavados e se possível, trocados a cada 15 dias. Os comedouros e bebedouros devem ser mantidos sempre bem limpos. Nos comedouros, peneirar 1 vez por semana para retirar o pó que acomula no fundo. Os bebedouros nunca deixar acomular ( limo ) uma crosta, coloca-los de molho em uma solução de 10 litros de água por 5 colheres de ( cloro ) depois lavar muito bem.

Uma Ave Sudavel
Como todo ser vivo, as necessidades de alimentos variam em função das fases da vida, da temperatura ambiente, do clima em que os canários vivem. Se estão em muda; a troca de penas é um processo extremamente penoso e crítico para os pássaros, exigindo elementos nutritivos especiais, suas necessidades são diferentes, por exemplo, da pós-muda, quando estão aguardando a nova estação de cria, se exercitando nas voadeiras, cantando, brigando entre si. Durante a reprodução, a cria dos filhotes exige muito das fêmeas, que se estressam e ficam mais vulneráveis às doenças oportunistas.


Podemos dividir em três, as fases em que os canários têm necessidades de alimentação distintas: Reprodução, Período de Muda e Repouso.

#
Reprodução : A recomendação para nossos canários é que neste período, os teores de Proteínas sejam mais elevados devido às necessidades dos filhotes, e os teores de Carboidratos e Lipídeos sejam menores, pois assim os canários serão levados à ingerir mais alimentos para atender as suas necessidades calóricas.

#
Muda : Nesse período, as gorduras são mais desejadas, pelo efeito positivo sobre a formação das penas, e deposição de lipocromo. Os grãos escuros ( colza, niger, linhaça, cânhamo ), usados sempre com parcimônia, devido aos altos teores de gordura em suas composições.

#
Repouso : Neste período, quando as Proteínas são menos necessárias, as Energias feverão ter seus teores elevados ( Carboidrados e Lipídios ).

#
Verduras : Fornecer verduras e legumes, tais como almeirão, couve, jiló, chicória e pepino... são muito úteis como complemento alimentar especialmente na época da muda de penas. As verduras são ricas em várias vitaminas além de ajudar o bom funcionamento do intestino. Usá-las com parcimônia e levar em conta que um canário pesa por volta de 10 a 15 gramas, não deve comer uma folha inteira de couve ou almeirão.

#
Padronize sua alimentação e desde que esteja dando certo não mude. Existem milhares de fórmulas de farinhadas. Você acabará adotando a sua própria de acordo com suas conveniências. No mais, sucesso na próximo estação.

#
Ovos : Fornecer duas vezes por semana ovos cozidos. São ricos em vitamina E e Proteína.

#
Areia : Nós criadores sabemos que as aves em geral não possuem dentes, como nos canários o processo de digestão ocorre quando os músculos da moela se contraem triturando os grãos de alimento ingeridos, é nesse processo que a areia desempenha um papel fundamental. É a areia que permite que a "trituragem" que antecede à digestão se proceda de maneira completa, permitindo que a ave possa extrair do alimento todo o seu valor nutritivo. A areia que é ingerida pela ave vai para moela, fazendo as vezes dos dentes, ajudando a triturar e facilitando a digestão dos alimentos. Por esta razão o canário deve sempre ter à sua disposição uma quantidade de areia grossa, lavada e peneirada, se possível esterilizada e seca ao sol, pode-se acrescentar junto desta areia a casca de ovo que pode ser fervida e moída ou triturada no liqüidificador após secar ao sol por alguns dias, a casca não deve ser triturada muito no liquidificador para evitar que vire pó, e que fique num tamanho em que o canário possa escolher, onde junto com a areia irá na moela. A casca de ovo é uma rica fonte de cálcio o qual é indispensável para a vida das aves. A areia deve permanecer diariamente pois as aves saberão quanto e quando se alimentar.

#
Água : Como em todos os seres vivos a maior parte que constitue o corpo é água, como não poderia de ser os canários também possuem água em seu corpo 60%. Uma ave pode ficar sem comer e perder suas gorduras e proteínas e ainda sobreviverá, enquanto que a perca de 15% de água resultará em sua morte.
Os canários deve ter a sua disposição um pote de água para beber e outro para se banhar. A água a ser fornecida para o consumo da ave deve ser fresca e limpa, livre de impurezas.
A água é um dos alimentos que não há substituto, ele só vai ingerir aquela, por este motivo quando tiver de administrar remédios e vitaminas faz-se por via desta, pois a ave será obrigada a ingerir. No organismo da ave se faz necessário pois a mesma transporta materiais de uma parte do corpo para outra e executa funções importantes na regulação da temperatura do organismo dos canários. A quantidade de água a ser consumida pelos canários em relação aos alimentos chega a ser numa proporção de 3 partes de água para uma parte de alimento ingerido.
A água deve ser trocada todos os dias, evitando assim o acumulo de limo nos bebedouros que é prejudicial a ave, evite que fiquem expostos aos raios solares, porque a água esquenta e pode causar diarréia as aves.
Quanto a água de beber em viveiros e voadeiras estas devem ser colocadas do lado externo como nas gaiolas, se não for possível é aconselhável que não se coloque as vasilhas debaixo dos poleiros, para evitar que as aves defequem dentro dos bebedouros, podendo contaminar a água. Quando ho

#
Um pássaro saudável não fica com restos de comida ou sujeira no bico, pés e principalmente nas penas.

#
Durante o dia não fica embolado, nem com a cabeça debaixo da asa.

#
Fora da época da muda, a plumagem está sempre perfeita.

#
Uma ave com boa saúde dificilmente fica parada no mesmo poleiro.

#

Quando não estão doentes, os pássaros gostam de tomar banhos, não se importando com a temperatura ambiente.

#
Pegando uma ave saudável na mão, você não perceberá a ossatura no peito, e a pele do abdômen terá cor normal, sem pontos pretos ou arroxeados.

#
A respiração é normal e o pássaro sadio não fica ofegante depois de voar.

#
As asas são simétricas e descansam naturalmente sobre o corpo.

#
Os olhos permanecem sempre abertos e as penas não são arrepiadas.

#
É possível perceber a vivacidade de um pássaro sadio; os doentes ficam geralmente amuados e quietos.

uver excesso de cloro na água ( notável pelo cheiro forte e pelo paladar ), deve-se fervê-la.


Depois Posto Mais Imformaçaoes.... Abraços : Igor Costa
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Canarios Belgas
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Cbraves :: Criador Júnior-
Ir para: